TREINAMENTOS

 

24/10 PROJETANDO SISTEMAS DE CFTV

 

31/10 GESTÃO DE PROJETOS  DE CFTV

 

07/11 A PROPOSTA – QUANTO COBRAR POR SEUS SERVIÇOS

Sistemas Covert de CFTV

 

Por Eng. Claudio de Almeida

 

Uma boa tradução para a palavra Covert seria encoberto, escondido.

 

Provavelmente algum cliente já te pediu para instalar uma ou mais câmeras camufladas, como essas da foto ao lado, para situações onde ele não quer que ninguém perceba que está sendo filmado.

 

Mas um sistema de CFTV Covert  significa mais do que isso.

 

Sistema de CFTV Covert normalmente são temporários. Por esse motivo, não são vendidos, são alugados.

 

Onde e quando se aplica um sistema de CFTV Covert?

 

Imagine que um cliente seu desconfia que existe um ladrão agindo dentro da empresa, furtando equipamentos e até pertences de funcionários.

 

O sistema de CFTV que você instalou nesse cliente não está sendo eficiente para pegar o culpado em flagrante, obviamente porque ele evita as áreas monitoradas pelas câmeras instaladas.

 

Qual seria a solução? Instalar mais câmeras? Não deixando nenhum ponto cego?

 

Isso só iria inibir o ladrão de agir por algum tempo; ele continuaria trabalhando na empresa e acabaria descobrindo outra maneira de roubar.

 

Mas não é isso que o cliente quer; ele precisa encontrar e despedir o culpado, talvez até com as medidas legais cabíveis.

 

É aí que você oferece o sistema de CFTV Covert: Um sistema de gravação e captação de imagens independente do sistema de CFTV já existente, que será instalado sem o conhecimento de ninguém, nas áreas onde o ladrão costuma agir.

 

Esse sistema ficará instalado em regime de locação até que ocorra um novo furto, quando, pelas imagens gravadas será possível identificar o responsável.

 

A instalação do Sistema de CFTV Covert

 

Normalmente são sistemas de no máximo 4 câmeras, como as da foto acima, que serão discretamente camufladas nos locais a serem vigiados.

 

É importante ressaltar que essas câmeras não devem acrescentar novos elementos ao ambiente a ser monitorado, para que ninguém suspeite da sua existência.

 

Lembre-se que pessoas trabalham nesse ambiente  8 ou mais horas por dia, ou seja, notarão facilmente qualquer mudança feita.

 

Minha câmera preferida para isso é a pinhole, como a da foto ao lado, pois pode ser discretamente inserida no ambiente.

 

Na empresa de integração de sistemas de segurança onde trabalhei, costumávamos esconder essa câmera dentro de relógios, vasos, divisórias, em luminária (apontando para baixo) pois bastava fazer um pequeno furo para a sua lente no objeto onde ela ficaria escondida.

 

Naquela época instalávamos um DVR no teto próximo às câmeras, gravando suas imagens.

 

Obviamente, a fiação entre as câmeras e o DVR/fonte também  tinha que ser camuflada.

 

Hoje, já se pode utilizar  câmeras wi-fi  alimentadas por baterias - que deverão ser calculadas para durar o tempo da contratação do sistema -, com as imagens sendo gravadas em um computador na rede e até monitoradas por um smartphone.

 

Independentemente do tipo de sistema escolhido, com fio ou sem fio, sua instalação e retirada tem que ser muito discreta, normalmente feita à noite ou em finais de semana e é aconselhável que nem mesmo o pessoal da segurança saiba da sua existência.

 

Como utilizar as imagens gravadas

 

O cliente ligou avisando que ocorreu um furto. É hora de recuperar as imagens gravadas e entregá-las ao cliente, para que possa identificar o culpado e tomar as providências necessárias.

 

Agora o sistema instalado pode ser retirado - discretamente -, e guardado para ser oferecido à outro cliente.

 

É uma solução simples e  ideal para se oferecer um serviço a mais para seus clientes, obtendo um rendimento extra.

 

 

Veja outras dicas aqui

 

 

 

Set/2018

Quer saber quando novos artigos serão publicados?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

comments powered by Disqus

Copyright ©2014 Instituto CFTV - Todos os direitos reservados

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total ou parcial deste site por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorização prévia do autor.