Como instalar uma câmera IP PoE a 650 m de distância

 

Por Eng. Claudio de Almeida

 

PoE, PoC, EoC, UTC... você conhece essas siglas?

 

Para poder entender essa dica, é preciso que você esteja familiarizado com as 3 siglas acima.

 

PoE talvez seja a mais conhecida, significa Power over Ethernet, e é uma tecnologia que permite enviar a alimentação para câmeras IP pelo próprio cabo de rede, sem necessidade de fontes e cabeamento de alimentação.

 

Mais detalhes sobre PoE neste artigo: Alimentação PoE

 

PoC, ou Power over Coax, é uma tecnologia mais recente e tem função parecida com o PoE, só que neste caso a alimentação é enviada para câmeras HD analógicas pelo mesmo cabo coaxial onde trafegam os sinais de vídeo.

 

Também escrevi um artigo detalhando esse recurso: Alimentação PoC

 

Antes de falar sobre a última sigla, EoC, talvez a menos conhecida, é bom lembrar da limitação de distância entre dispositivos IP e switches, que é de apenas 90 metros.

 

Alguns certamente irão dizer que já existem switches que permitem conectar câmeras IP a até 250 m de distância.

 

Ok, isso é verdade, porém a largura de banda máxima permitida nessa distância é de apenas 10 Mbps e, além disso, ainda é bem menos que os 650 m que comentei acima...

 

EoC, ou Ethernet over Coax, é uma tecnologia que permite transmitir pacotes IP através de cabos coaxiais.

 

Isso é feito com a ajuda de conversores que não são apenas E0C, mas também PoC, ou seja, não somente transmitem pacotes de rede via cabo coaxial, mas também usam a tecnologia PoC para alimentar câmeras IP PoE.

 

        

 

A grande vantagem dessa solução é que ela não fica amarrada às limitações físicas do cabo UTP,  podendo-se usar cabos coaxiais de várias bitolas e até já existem alguns especiais para EoC, que permitem conectar e alimentar uma câmera PoE a até 650 m de distância, usando-se um switch PoE comum.

 

De que outra maneira seria possível conectar (e alimentar) uma câmera IP PoE à um switch PoE  à essa distância?

 

 

Essa tecnologia também derruba uma afirmação que tenho ouvido muito:

 

"Prefiro usar cabo UTP com power balun nas minhas instalações porque  se, futuramente, o cliente quiser migrar para  câmeras IP PoE, o cabeamento já estará pronto"

 

A princípio, a ideia parece interessante e bastante lógica: Basta trocar as câmeras por câmeras IP PoE e os DVRs por switches PoE. Mas, existem algumas ressalvas:

 

1 - Isso só funciona para obras que não tenham câmeras instaladas a mais de 90 m de distância, que é o limite de alcance dos switches

 

2 - Mesmo usando esses switches especiais, que permitem conectar câmeras IP a até 250 m de distância, a largura de banda máxima permitida nessa distância estaria limitada em apenas 10 Mbps. Sendo assim, se a ideia é deixar a instalação preparada para futuros upgrades, será que, com o aumento constante da resolução das imagens, quando for chegado o momento do upgrade para IP, as câmeras não estarão ocupando bem mais que 10 Mpbs de banda?

 

Sendo assim, o melhor tipo de instalação para prever uma possível mudança futura para IP, ainda é com cabos coaxiais e DVRs e câmeras que utilizem a tecnologia PoC para envio da alimentação.

 

Se mais tarde se desejar migrar para a tecnologia IP, basta trocar as câmeras por câmeras IP PoE e os DVRs por switches PoE e utilizar os conversores EoC +  PoC, sem precisar emxer no cabeamento

 

A última das siglas, UTC, ou Up The Coax, é uma tecnologia que permite entrar no menu da câmera e até movimentá-la - no caso de uma câmera PTZ -, enviando os comandos de controle pelo próprio cabo coaxial.

 

Essa tecnologia é antiga, era utilizada pela Pelco para movimentar  suas câmeras PTZ, com o nome de Coaxitron.

 

A Sensormatic também tinha algo parecido, com o nome de SensorNet.

 

Veja outras dicas aqui

 

Out/2018

Quer saber quando novos artigos serão publicados?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

comments powered by Disqus

TREINAMENTOS

 

AGUARDEM NOVAS TURMAS EM 2019!

Copyright ©2014 Instituto CFTV - Todos os direitos reservados

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total ou parcial deste site por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorização prévia do autor.