Alimentação de câmeras - 4 pontos a considerar

 

Por Eng. Claudio de Almeida

 

Já expliquei aqui que, para evitar aquele indesejável efeito loop de terra (foto ao lado), é recomendável que a alimentação das câmeras seja feita por uma fonte centralizada e conectada no mesmo ponto de terra que o DVR.

 

Se forem utilizados cabos UTP e baluns, também já expliquei aqui que se a fonte não for centralizada e não tiver a mesma referência de terra que o DVR, a eliminação de interferências não será eficiente.

 

Estando a fonte centralizada e próxima ao DVR, é necessário calcular qual será a bitola correta para o par de cabos que levará a alimentação dessa fonte para as câmeras.

 

E são 4 os fatores que influenciam no cálculo do cabeamento de alimentação:

 

1) Corrente de consumo da câmera

 

2) Distância entre a fonte e a câmera

 

3) Bitola do cabo de alimentação

 

4) Tensão de saída da fonte

 

Como a corrente de consumo da câmera é informada de acordo com a câmera escolhida e a distância entre a fonte e a câmera é definida pelo projeto de posicionamento das câmeras, podemos escolher apenas a bitola do cabo de alimentação e a tensão de saída da fonte.

 

O segredo é saber jogar com essas 2 variáveis para alimentar as câmeras dentro da faixa de tensão especificada pelo fabricante com a melhor relação custo/benefício.

 

Neste artigo, Cabeamento de alimentação para CFTV, eu mostro como calcular isso detalhadamente, com tabelas de alimentação de câmeras com 12, 14 e até 24 VDC.

 

Nele você verá como conseguir uma grande economia na bitola do cabeamento de alimentação - e consequente economia de infraestrutura- simplesmente aumentando  a tensão de saída da fonte para 14 e até 24 VDC.

 

Veja outras dicas aqui

 

Out/2018

Quer saber quando novos artigos serão publicados?

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário!

comments powered by Disqus

Copyright ©2014 Instituto CFTV - Todos os direitos reservados

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total ou parcial deste site por qualquer meio e para qualquer fim, sem autorização prévia do autor.